XII Jornada de Docentes Católicos do Ensino Superior do Grande Rio

Data: 7 de Outubro, das 8h30m às 12h.

Descrição: Nesta XII Jornada de Docentes Católicos do Ensino Superior, trazemos a proposta de uma reflexão sobre a relação professor-aluno baseada na Pedagogia Inaciana. Esta pedagogia apresenta uma contínua interação da experiência, reflexão e ação do processo ensino-aprendizagem e uma descrição ideal da inter-relação dinâmica entre o professor e o aluno, na caminhada deste último rumo à maturidade do conhecimento e da liberdade. Nas palavras de Padre Arrupe, nossa meta educativa é a “formação de homens e mulheres para os outros”.
A proposta do encontro é discutir estratégias para alcançar o desenvolvimento intelectual de cada aluno no desenvolvimento de seus talentos. Não simplesmente acumular informações ou preparar-se para uma profissão, mas buscar o desenvolvimento global da pessoa, que conduz à ação, ação inspirada pelo Espírito e a presença de Cristo: “Este objetivo desafia os alunos ao domínio de si mesmos e à iniciativa, integridade e exatidão. Simultaneamente distingue as formas de pensar fáceis e superficiais, indignas do indivíduo, e sobretudo perigosas para o mundo que eles e elas são chamados a servir” (Pe. Peter-Hans Kolvenbach).

A Jornada de Professores Católicos foi criada por Dom Dimas, há quase 10 anos, com a proposta de reunir professores que professam a fé católica e, por vezes, sentem-se isolados dentro do ambiente acadêmico, tão distanciado das questões religiosas. No encontro é feita uma palestra, seguida de debate e partilha de experiências em grupo e, ao final, ocorre a celebração da Santa Missa. Vale ressaltar que a Pedagogia Inaciana inspira-se na fé, mas pode atrair mesmo aqueles que não compartilham a fé. Inspirada em Santo Inácio, ela é profundamente humana e, por conseguinte, universal.

Orientador: Padre Luiz Fernando Klein, SJ é Mestre em Teologia pela PUC-Rio e Doutor em Educação pela USP. Foi Reitor dos Colégios Santo Inácio, no Rio de Janeiro, e São Luís, em São Paulo. Atualmente é vice-presidente de Educação da Fundação Fé e Alegria do Brasil.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1, Gávea.

Este encontro é GRATUITO, mas as vagas são limitadas por ordem de inscrição.

1. só para professores do ensino superior? do ensino médio pode tb

2. Olá, Maria Amélia. Tudo bem? Este encontro é bem específico para professores do Ensino Superior. Mas teremos em novembro um retiro orientado pelo padre Adroaldo Palaoro, que é aberto para professores do Ensino Médio também. Você pode fazer a sua inscrição neste link: http://www.centroloyola.puc-rio.br/espiritualidade/retiro-inaciano-para-professores-do-ensino-superior-e-medio/