Seminário Ecumenismo e Reforma

Data: Sábado, 19 de agosto de 2017, das 9h às 12h.

Ementa: Neste seminário iremos discutir, sob diferentes pontos de vista, os 500 anos da Reforma, a partir da mensagem do Papa do Francisco aos participantes do Congresso Lutero 500 Anos Depois, promovido pelo Comitê de Ciências Históricas em março deste ano: “A comemoração dos 500 anos da Reforma deu a oportunidade de olhar o passado juntos, livre de preconceitos e polêmicas ideológicas, discernindo o que de positivo e legítimo aconteceu e se distanciando de erros, exageros e falência. Hoje, depois de 50 anos de diálogo ecumênico entre católicos e protestantes, é possível realizar uma ‘purificação da memória’, que não consiste em realizar uma impraticável correção do que aconteceu 500 anos atrás, mas em ‘narrar esta história de modo diferente’, sem vestígios daquele rancor pelas feridas sofridas, que deforma a visão que temos uns dos outros. Como cristãos, hoje somos chamados a nos libertar dos preconceitos pela fé que os outros professam, a oferecer mutuamente o perdão pelas culpas cometidas e a invocar de Deus o dom da reconciliação e da unidade”.

O encontro contará com a seguinte programação:

8h40m: Chegada e Credenciamento.
9h: Abertura e Conferência Ecumenismo e Reforma: Desafios e Possibilidades para os nossos Dias, com os professores:
Alessandro Rocha – Doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio, Pastor Batista
Cesar Kuzma – Doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio, Leigo Católico
Silvana Venâncio – Doutora em Teologia Sistemática pela PUC-Rio, Pastora Anglicana
Tereza Cavalcanti – Doutora em Teologia Bíblica pela PUC-Rio, Leiga Católica.
10h15m: Coffee Break e escolha das mesas de estudos.
10h30: Mesa de Estudo 1: Fé e Escritura
Mesa de Estudo 2: Cristo e Graça
11h50m: Considerações Finais
12h: Encerramento e Lançamento do Livro Ecumenismo e Reforma, de Alessandro Rocha e Claudio Ribeiro.

Local:
Auditório Padre Anchieta, no Campus Gávea da PUC-Rio.

Investimento: R$ 70 público em geral / R$ 50 alunos de Teologia da PUC-Rio e da FAECAD (Informar número de matrícula no campo ‘mensagem’ no ato da inscrição).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS. EVENTO CANCELADO.