Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos

Datas: 7, 21 e 28 de maio / 11, 18 e 25 de junho / 02 e 09 de julho (quintas-feiras), das 19h às 21h.

Ementa: O Evangelho de Lucas e o livro dos Atos dos Apóstolos foram redigidos em torno dos anos 80 e 90 para comunidades constituídas em sua grande maioria por gentios, prosélitos e tementes a Deus. Comunidades estas que, meio século após a Morte e Ressurreição de Jesus, tinham feito uma caminhada e vivência da Boa Nova, mas passavam por momentos de crises internas e externas, necessitando refletir sobre o seu papel e identidade diante das novas exigências que o momento histórico lhes trazia.
O objetivo deste curso é apresentar as principais características e a teologia do evangelista, contida na chamada obra Lucana, trazendo um caminho de conhecimento, experiência e vivência da Boa Nova de Jesus.

Programa:
– Apresentando a obra de Lucas
– A estrutura da obra de Lucas
– Os capítulos introdutórios do Evangelho
– A caminhada na Galiléia
– A viagem rumo a Jerusalém
– A caminhada dos Apóstolos
– A caminhada de Paulo

Professor: Carlos Frederico Schlaepfer. Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio, professor do Instituto Teológico Franciscano e da Universidade Católica de Petrópolis.

Carga Horária Total: 16 horas/aula. Será emitido certificado aos participantes que frequentarem 75% das aulas dadas.

Local: Centro Cultural João XXIII, rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento no local.

Investimento: 2 parcelas de R$ 140.