Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

Data: De sexta-feira, 2 de novembro, às 18h, a domingo, 4 de novembro de 2018, às 12h.

Descrição: O Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola é um dos primeiros passos que a pessoa deve dar no chamado “caminho inaciano”. Com a duração de um final de semana, o encontro é voltado para aqueles que desejam conhecer o método de oração criado por Santo Inácio, no qual toda pessoa que aceite a Deus como Pai e queira fazer a Sua vontade aprende a tornar tal propósito uma realidade em sua própria vida. Este retiro de oração, silêncio e partilha será feito em regime fechado, com pernoite.

Orientador: Padre Raniéri Araújo, SJ, é membro da equipe do Conselho do Centro de Serviços para Colaboração com Outros, Fé e Espiritualidade dos Jesuítas no Brasil (SECOFE) e tem larga experiência na orientação de retiros baseados nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. É Mestre em Espiritualidade com ênfase em Orientação Espiritual pela Universidade Loyola de Chicago, nos Estados Unidos. Atualmente, coordena o curso de Pós-Graduação em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual (ECOE) da Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte (FAJE) e também coordena e leciona na Escola de Formação de Orientadores Espirituais (EFOE), em São Leopoldo.

Local: Casa de Retiros Padre Anchieta, na rua Capuri, 1500, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Investimento: R$ 440 à vista ou 2 parcelas de R$ 220. Este valor inclui hospedagem em quarto individual com banheiro, roupa de cama, todas as refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia), além do material que será utilizado durante o encontro. O participante só precisa levar objetos de uso pessoal (tais como roupas, medicamentos, etc), uma Bíblia e um caderno ou bloco para anotações.

• Lais Duran disse:

Se destina a qualquer faixa etária? Casados ou solteiros? É um retiro misto (homens e mulheres)?

• alessandra disse:

Olá, Lais. Tudo bem? O Retiro é aberto para maiores de 18 anos. Para adolescentes sempre pedimos que a pessoa ligue antes e converse com o coordenador da Espiritualidade para que ele oriente, porque existem grupos específicos dos Exercícios Espirituais para menores de 18. Ser casado ou solteiro, homem ou mulher, tanto faz. Os quartos são individuais, com banheiro. Se a pessoa casada quiser ficar no mesmo quarto que seu cônjuge, não há problema, porque os quartos têm duas camas de solteiro. Mas por ser um retiro em que o silêncio e a meditação são muito importantes, procuramos sempre que as pessoas fiquem em quartos individuais. Se você quiser esclarecer alguma outra dúvida mais diretamente, pode ligar para 3527-2011.

• Simone disse:

É um retiro de silêncio?

• alessandra disse:

Olá, Simone. Os retiros inacianos têm muitos momentos de contemplação e meditação, em que o participante é convidado a um profundo silêncio interior. Há momentos de colocações do padre, há momentos de partilha individual e em grupo. Então o silêncio não é total, mas a intenção é que se faça silêncio pelo maior tempo possível.