Experiência de Oração Inaciana: Exercícios Espirituais e o Caminho para o Discernimento Vocacional

Data: Sábado, 26 de agosto de 2017, das 14h às 17h (Experiência de Oração) e das 17h às 18h (Missa).

Descrição: Inácio de Loyola nos propõem uma forma de nos prepararmos e de nos dispormos para encontrar a vontade de Deus na própria vida, esse caminho foi chamado por ele de Execícios Espirituais. A vontade de Deus conta com os estados de vida vividos por homens e mulheres. Uns casados, outros celibatários; além dos sacerdotes e dos consagrados e consagradas na vida religiosa. Todos são chamados a encontrar essa vontade. Aqueles que já definiram seu “estado de vida” devem fazer o discernimento para melhor viver a vocação para a qual estão designados. Aqueles que ainda não a definiram, devem em tudo buscar o que Deus lhe programou para que possam “louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor” (EE 23).
Nesta tarde de oração, o diácono Marcos Gayoso irá mostrar como buscar a vontade de Deus é desprender-se de tudo aquilo que nos afaste do amor verdadeiro e da felicidade que Ele nos propõe. Inácio de Loyola chamou isso de Discernimento. O objetivo é ajudar àqueles e àquelas que querem ser felizes buscando fazer a vontade de Deus em suas vidas, tanto os que já escolheram um “estado de vida” para reformá-lo e viver em conformidade com a vontade de Deus, quanto os que ainda buscam uma escolha, uma forma de encontrar e fazer essa vontade.

Orientador: O Diácono Marcos Gayoso é Assessor Eclesiástico da HUPE/UERJ e Relações Públicas CADIPERJ.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, na Estrada da Gávea, 1, Gávea. Nossa sede não fica dentro do campus da PUC, mas sim em uma casa, localizada a dez minutos do campus. Ao chegar na Gávea, basta seguir pela rua Marquês de São Vicente até o final. Temos um pequeno estacionamento no local, por onde também passam as linhas de ônibus 112 (Rodoviária-Alto Gávea), Troncal 5 (Central-Alto Gávea), 538 (Leme-Rocinha via Jardim Botânico), 539 (Leme-Rocinha via Ipanema), 537 (Leblon-Rocinha) e Frescão 2014 (Centro-Gávea). Quem vier de Metrô pode pegar a integração de superfície, descer na Praça Santos Dumont (Praça do Jóquei) e pegar qualquer uma das linhas anteriormente mencionadas.

O encontro é Gratuito, mas as vagas são limitadas por ordem de inscrição.