Emoção marca a festa de 21 anos do Centro Loyola

A celebração do aniversário de 21 anos do Centro Loyola PUC-Rio foi marcada pela emoção. No domingo, 8 de março, cerca de 50 pessoas estiveram na Capela São José de Anchieta para participar da Santa Missa, celebrada pelo padre José Maria Fernandes,SJ, diretor da Casa.
Durante a cerimônia, padre Fernandes destacou a importância e o valor das coisas simples. Na homília, ele recordou o tempo em que ainda estava no período de formação, antes de ser ordenado, no qual foi servir em uma comunidade muito pobre na fronteira entre os estados do Amazonas e Mato Grosso. Para chegar à pequena igrejinha, havia pessoas que caminhavam quilômetros por trilhas no meio da mata. O esforço pelas horas de caminhada era compensado com a Santa Missa, que só acontecia uma vez por mês.
Segundo o padre Fernandes, um dos momentos mais marcantes foi o dia em que a comunidade reuniu-se para um momento de oração conduzido por ele. Um dos moradores mais idosos chegou dizendo que estava ali para ver Jesus, mas só havia duas hóstias consagradas e nenhum ostensório. O morador então improvisou, com galhos de árvore e gravetos, um ostensório para que a hóstia fosse colocada e todos pudessem viver aquele momento de adoração: “Foi o ostensório mais bonito que já vi na vida!”, afirmou padre Fernandes. Ele lembrou ainda que, ao final do momento de oração, na hora de comungar, a igrejinha estava cheia e havia apenas duas partículas que foram divididas por todos, como no milagre da multiplicação dos pães.
Depois da missa, os convidados participaram de um pequeno coquetel de confraternização.