Eleição: Uma Questão de Justiça e Cidadania

Data: Dia 22 de setembro de 2016, quinta-feira, das 19h às 21h.

Descrição: Este ano, teremos eleições municipais. Por isso, o Centro Loyola convida para uma palestra que irá discutir a responsabilidade que temos enquanto eleitores. Durante o encontro, serão apresentados temas como a importância do voto na democracia; a responsabilidade do eleitor na escolha do candidato; a lei da “ficha limpa”; a propaganda eleitoral irregular e enganosa; e os fundos de campanha. Procurador de Justiça do MP/RJ, o professor Adolfo Borges também irá explicar o funcionamento da justiça eleitoral, o papel do Ministério Público, as representações e as ações eleitorais como instrumento de controle e de impugnação às candidaturas ilegítimas e a lei de improbidade administrativa (sanções administrativas e eventuais desdobramentos criminais). Outro ponto que será abordado é o desafio de combater a corrupção eleitoral, como por exemplo a captação ilícita de votos. Já o padre Henrique Faria irá discutir a questão da ética na Política, principalmente no processo eleitoral.

Palestrantes: O professor Adolfo Borges, do Departamento de Direito da PUC-Rio, é Procurador de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro. O padre Henrique de Moura Faria é sacerdote da Diocese de Belo Horizonte, além de professor e orientador junto a jovens universitários.

Local: Sala K-102, na Ala Kennedy do Edifício da Amizade, no Campus Gávea da PUC-Rio (Rua Marquês de São Vicente, 225).