Seminário Religião e Ciência – Reflexões sobre a Fé Judaico-Cristã no Mundo Quântico

Data: Quinta-feira, 31 de agosto de 2017, das 17h30m às 19h30m.

Ementa: Se o universo fosse determinístico, como Einstein acreditava, o livre-arbítrio humano seria uma ilusão. A ação divina especial no mundo (além do ato de criação) seria impossível sem que Deus violasse as leis da natureza que Ele mesmo criou. No entanto, todos experimentamos a nossa liberdade – embora com muitos condicionamentos – e todas as religiões teístas creem que Deus intervém constantemente na evolução do mundo. Felizmente a indeterminação quântica na lei de Heisenberg exclui o determinismo. Abre uma janela dentro das leis da natureza onde podem operar o livre-arbítrio e a ação especial de Deus. No colapso da função-onda tem que haver algo que determine o resultado, de acordo com o Princípio de Razão Suficiente; pode ser a ação especial de Deus ou o exercício do livre-arbítrio humano. Sir John Eccles, neurologista eminente e prêmio Nobel de Medicina, analisou as sinapses no cérebro e sugeriu que a consciência humana determina quando uma sinapse dispara.

Palestrante: Prof. Paul Schweitzer, SJ – Professor Emérito da PUC-Rio, possui graduação em Matemática – College Of The Holy Cross (1958), graduação em Teologia – Weston School Of Theology (1970), licentiatura eclesiástica (equivale a mestrado) em Filosofia – Boston College (1966) e doutorado em Matemática – Princeton University (1962).

Local: Sala 102-K, Ala Kennedy do Edifício da Amizade, no Campus Gávea da PUC-Rio, rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea.

Haverá emissão de certificado para os participantes.

O encontro é gratuito, e as vagas são limitadas por ordem de inscrição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *