Seminário Religião e Ciência – Sutilezas do Mundo Quântico

Data: Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018, das 17h30 às 19h30.

Descrição: Em 1900, com o trabalho do físico Max Planck, inicia-se uma nova revolução conceitual, que transforma profundamente a visão da natureza baseada nas leis da física clássica. Fruto da curiosidade e da paixão pelo conhecimento de um grupo de jovens cientistas, que não tinham nenhuma ideia de possíveis aplicações de suas descobertas, a física quântica gera novas tecnologias que, no ano 2000, correspondiam a 1/3 do PIB norte-americano: dela surgiram o laser, o transistor, os aparelhos de ressonância magnética nos hospitais, os relógios atômicos e o GPS. Nesta palestra, serão enfatizados os aspectos conceituais da física quântica, que representam uma visão do mundo muito distinta da intuição clássica, abrangendo fenômenos como a dualidade onda-partícula, o princípio da superposição e o emaranhamento. Depois da palestra haverá debate sobre as implicações da física quântica para a vida humana e para a fé judaico-cristã.
Esta será a última palestra do Seminário Religião de Ciência deste ano. O Seminário será retomado em março de 2019.

Palestrante: O Prof. Luiz Davidovich é um especialista eminente em Física Quântica. Atualmente é professor de Física da UFRJ e Presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Local: Campus Gávea da PUC-Rio, na sala 102-K, Ala Kennedy do Edifício da Amizade, na rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea.

Carga Horária: 2 horas/aula. Será emitido certificado para os participantes que assinarem a lista de presença.

Investimento: Gratuito.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *