Introdução aos Concílios Ecumênicos do 1º Milênio

concilio

Data: 3, 10, 17 e 24 de abril de 2017, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h.

Ementa: Neste curso será lançado um olhar introdutório sobre os Concílios Ecumênicos do primeiro milênio e suas principais temáticas. A análise do primeiro milênio do cristianismo é de extrema importância para que se compreenda a essência da revelação cristã em Jesus Cristo. Nele, aconteceram os primeiros concílios – sob a égide de uma Igreja indivisa – que buscaram compreender, interpretar e definir aspectos fundamentais da fé cristã. Mesmo que seja necessário recordar que no primeiro milênio houve um cisma (séc. IV e V) que gerou as Antigas Igrejas Orientais, foi no segundo milênio que a Igreja sofreu suas maiores cisões. De fato, a divisão do primeiro milênio é considerada marginal se comparada àquelas que o segundo milênio produziu: o Grande Cisma Oriental (Séc. XI) e a Reforma Protestante (séc. XVI). É bem possível que elementos muito antigos ajudem na busca de respostas às complicadas questões com que a Igreja se confronta na contemporaneidade.

Professor: Renato Borges Neto é Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Università di San Tommaso d’Aquino, de Roma/Itália. Atualmente faz parte do corpo docente do Departamento de Teologia da PUC-Rio e do Instituto Superior de Teologia (ISTARJ).

Carga Horária: 8 horas/aula, com certificado para o aluno que frequentar 75% das aulas dadas.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo. Próximo à estação do Metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente). Há estacionamento no local.

Investimento: R$ 170.

INSCREVA-SE AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *