As Fases da Iconografia de Nossa Senhora

Datas: Quartas-feiras, 3, 10, 17 e 24 de outubro de 2018, das 19h às 21h.

Ementa: Este curso irá abordar as fases da vida de Nossa Senhora sob o olhar da iconografia. Aplicando o estudo da iconografia e iconologia de Erwin Panofsky de forma simples para entender o símbolo como referência iconográfica de uma determinada fase da vida de Maria, iremos acompanhar a evolução de sua iconografia e como ela se apresenta nas suas diversas fases, da infância à Assunção.

Programa:
– Introdução a Iconografia e Iconologia
– Maria na Infância
– Maria no Novo Testamento
– As Invocações Marianas na Europa
– As Invocações Marianas no Brasil

Professoras: Camila Tahan é arquiteta e atua em reformas de interiores e fachadas de Igrejas. É Especialista em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento e Mestranda em História e Crítica da Arte pelo PPGAV – Escola de Belas Artes da UFRJ. Atualmente, desempenha pesquisas no campo da iconografia, no qual o tema é aprofundado em monumentos funerários e em símbolos contidos na decoração interna das igrejas.
Renata Palheiros é Bacharel em Comunicação Social pela UFF, assistente de restauração no Monica Dias Atelier e especialista em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento. Realiza pesquisas na área de História da Arte Sacra, com ênfase na tipologia dos retábulos.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo.

Carga horária total: 8 horas/aula. Haverá emissão de certificado para os alunos que frequentarem 75% das aulas dadas.

Investimento: R$ 170.

INSCREVA-SE AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *