A Virgem Maria entre Cristãos e Muçulmanos

Data: Quartas-feiras, 14, 21 e 28 de novembro; e 5 de dezembro de 2018, das 19h às 21h.

Ementa: Pode-se afirmar, sem sombra de dúvida, que desde o início do movimento dos seguidores de Muḥammad, a figura da Virgem Maria ocupou proeminente lugar na espiritualidade e teologia islâmicas. Os muçulmanos designam a mãe de Jesus como Maryam, nome proveniente do Corão, e não poucas vezes também a chamaram como Sayyida, que corresponde mais ou menos ao título de Senhora com que ela desde muito cedo foi designada no Ocidente. Seu lugar de relevo encontra-se intimamente vinculado ao papel ocupado no Islã por seu filho Jesus, Īsā, que, contudo, não é considerado como o Filho de Deus, mas como eminente profeta, o mais importante depois do próprio Muḥammad. Considerar como o Islã representou a figura da Virgem Maria é pensar como uma das maiores religiões do mundo assimilou gigantesca figura de outra, uma atividade tanto de interesse histórico-cultural quanto de importante implicação para o diálogo inter-religioso contemporâneo. Por outro lado, também é uma oportunidade de olhar com maior cuidado para certas raízes cristãs cujo contato com a prática e crença do cristianismo contemporâneo parecem ter se rompido, mas que em tempo anterior irrigaram a fé viva de grande número de pessoas. Sendo assim, o objetivo do curso é fornecer uma introdução sintética a essas questões, procurando dimensioná-las no interior de adequado contexto histórico.

Programa:
1. A Virgem Maria na espiritualidade islâmica;
2. A vida de Maria segundo o Corão;
3. Raízes cristãs da narrativa corânica sobre Maria;
4. A Virgem como medianeira: o caso dos santuários compartilhados.

Professor: Alfredo Bronzato da Costa Cruz é Mestre em História pelo PPGH/UNIRIO e Doutorando em História pelo PPGH/UERJ. Também integra a Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), o Núcleo de Estudos de Cristianismos no Oriente (NECO/GT-HR/ANPUH-Rio) e o Núcleo de Pesquisa Histórica do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (NPH/IPN).

Carga Horária Total: 8 horas/aula. Será emitido certificado para todos os participantes que frequentarem 75% das aulas dadas.

Investimento: R$ 170. Estudantes de graduação têm desconto e pagam R$ 120 (Neste caso, indicar no campo “mensagem”, no ato da inscrição, que é estudante, de qual curso e instituição).

INSCREVA-SE AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *