A Ressurreição de Cristo e a Nossa Ressurreição

Data: 4, 11 e 18 de abril de 2017, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h.

Ementa: Este curso pretende trabalhar a temática da Ressurreição de Cristo e a ressurreição de todas as pessoas envolvidas por este mistério. Uma relação entre cristologia e escatologia. Cristo ressuscitado abre uma perspectiva nova para toda criatura que é chamada nele e por Ele a algo que transcende à sua existência, trazendo sentido e plenitude para toda a vida e para toda a criação. O entendimento deste mistério é uma tarefa primordial na Teologia, e sua reflexão traz desdobramentos para o entendimento da fé. A ressurreição de Cristo é o ponto de partida para toda a ressurreição e adentrar este mistério é uma passagem fundamental para o que se crê e se espera. Deste modo, o curso fará um caminho da Teologia para a História, partindo do evento Cristo, sua problemática histórica e hermenêutica, a percepção teológica que se construiu e novos posicionamentos. Na sequência, tratará da ressurreição de todas as pessoas que são chamadas à vida e plenitude em Deus, numa escatologia individual com novos entendimentos.

Programa:
– A ressurreição de Cristo: problemática Bíblica, histórica e teológica. Em busca de entendimentos e novas compreensões;
– O sentido escatológico da ressurreição de Cristo para a nossa ressurreição;
– Aspectos atuais da escatologia individual: a pessoa como nova criatura diante do ressuscitado.

Professor: Cesar Kuzma é doutor em Teologia pela PUC-Rio e Assessor da CNBB e do CELAM para a parte do Laicato.

Carga Horária: 6 horas/aula, com certificado para o aluno que frequentar 75% das aulas dadas.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo. Próximo à estação do Metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente). Há estacionamento no local.

Investimento: R$ 150.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *