CF-2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade

Data: 20 de Fevereiro de 2016, das 14h30m às 16h30m

Descrição: Em 2016, o tema da Campanha da Fraternidade é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24). A proposta é discutir com a sociedade questões de saneamento básico, apontando para uma ecologia integral e não meramente ambiental. O objetivo é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
Para tratar do tema da Campanha, o Centro Loyola convidou o padre Luiz Antônio Lopes, que coordena a Pastoral de Favelas há mais de 30 anos, e irá apresentar a situação das moradias e a questão da falta de saneamento nas áreas mais pobres. Também participa do encontro a bióloga Eline Simões, pesquisadora da Escola de Saúde Pública da Fiocruz, para falar sobre a questão do saneamento básico e da qualidade da água no Rio de Janeiro.

Palestrantes: Padre Luiz Antônio Lopes, coordenador da Pastoral de Favelas na Arquidiocese do Rio de Janeiro, e Eline Gonçalves Simões, Bióloga e pesquisadora no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio, Estrada da Gávea, 1, na Gávea. Há um pequeno estacionamento no local, por onde também passam as linhas de ônibus Troncal 5 (Central – Gávea, via Botafogo); 112 (Rodoviária – Gávea, via túnel Rebouças); 537 (Leblon – Gávea); 538 e 539 (Leme – Gávea, via Botafogo e via Copacabana, respectivamente); e o frescão 2014 (Rodoviária – Gávea). Quem vier de Metrô, pode tomar a linha de Integração Gávea, descer na Praça do Santos Dumont (Praça do Jóquei) e pegar uma das linhas de ônibus mencionadas anteriormente.