Centro Loyola retoma cursos na Gávea durante as férias

Na segunda semana de janeiro, o Centro Loyola ofereceu dois cursos de férias. O professor William Batista, que também é psicanalista e doutor em Comunicação, discutiu com os alunos sobre O Papel e o Lugar da Religião no Mundo de Hoje. Já o professor e historiador Alfredo Cruz recordou um dos períodos mais importantes para a história da Igreja, quando o imperador Constantino parou de perseguir os cristãos. Os cursos inauguraram algumas mudanças na programação do Centro, que voltou a ter atividades em sua sede, na Gávea.

Em quatro aulas, o professor William debateu com os alunos sobre como a religião se relaciona com a nossa vida. Já no primeiro dia, ele lembrou que ela chega a desempenhar um papel tão forte em algumas sociedade que chega a ser usada como justificativa, inclusive, para atos extremos, como os recentes atentados terroristas na redação do Jornal Charlie Hebdo e em um supermercado judaico, na França, deixando um total de 17 mortos.

Já no curso A Igreja e o Império no Tempo de Constantino os alunos foram apresentados a um período tolerância, no qual os cristãos deixaram de ser perseguidos e passaram a ser protegidos pelo imperador romano. Segundo Cruz, muitos historiadores consideram Constantino uma figura controversa, que não foi batizado e teria praticado rituais pagãos até o fim da vida. Ainda assim é indiscutível o legado histórico deixado por ele.

Ao longo de 2015, outros cursos serão oferecidos na sede do Centro Loyola, na Estrada da Gávea, 1, e existe ainda a proposta de retorno dos cursos vespertinos. Acompanhe a nossa programação e participe.

2 Comentários

1. Olá, gostaria de saber se há previsão este ano de alguns cursos, além dos referentes á religião.

obrigado desde já pela atenção.

2. Olá, nossos cursos sempre tem de algum modo uma relação com a questão religiosa. Mesmo a oficina de encadernação a que se refere a noticia acima, teve um módulo dedicado à oração com a prática do Diário de Oração. Você pode acompanhar melhor a nossa programação de cursos aqui mesmo em nosso site, na seção cursos.