A Igreja na Idade Média: História, Política e Sociedade

Data: 5, 12, 19 e 26 de setembro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h.

Ementa: O curso tem como objetivo promover a compreensão do itinerário eclesial no período medieval (século V ao século XV) e estimular o interesse pelo conhecimento do processo de consolidação da Igreja no Ocidente. Serão analisadas as relações da Igreja com as várias instâncias de poder político, econômico e social, em conflito e interação, e as soluções propostas a partir da reflexão teológica, filosófica e pastoral. Com isso, será permitido aos participantes uma abordagem ao mesmo tempo madura, crítica e responsável das grandes questões enfrentadas pela instituição eclesial na atualidade.

Programa:
– Introdução, noções fundamentais: definição de “Idade Média”; Migrações e destino do Império Romano do Ocidente; Evangelização dos povos germânicos; advento do Islã.
– Os Francos e Roma; Origens dos Estados Pontifícios; Carlos Magno e a Igreja; decadência e reformas; o movimento de Cluny; a Reforma Gregoriana: a questão das Investiduras Leigas;
– Da contestação à heresia: Cátaros e Valdenses; os Mendicantes: Franciscanos e Dominicanos; As Cruzadas; A Inquisição; A Escolástica; Universidades; Inocêncio III (1198-1216); Bonifácio VIII e Felipe IV. o Belo;
– O Exílio de Avinhão (1309-1377): cativeiro babilônico da Igreja; O Cisma na Igreja: Desdobramentos e desfechos; A “Devoção Moderna”; Renascimento – humanismo; De Tempos Medievais para Tempos Modernos.

Professor:
Frei Sandro Roberto da Costa, ofm, é doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atualmente leciona no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Carga Horária Total: 8 horas/aula. Emitimos certificado para os alunos que frequentarem 75% das aulas.

Local: Rua Bambina, 115, em Botafogo. Há estacionamento gratuito no local, que também fica próximo a estação do Metrô de Botafogo (saída pela rua São Clemente).

Investimento: R$ 150. Este valor deverá ser pago por boleto bancário, que será enviando por e-mail após a confirmação da inscrição.