A Cidade que Queremos

Data: 24 de novembro de 2016, quinta-feira, das 11h às 13h.

Descrição: Por ocasião da Rio+20, a ONU alertava que metade da população mundial já estava vivendo em cidades. O salto foi de 750 milhões de pessoas, em 1950, para 3,6 bilhões, em 2011. As cidades consomem 75% dos recursos naturais do planeta e produzem até 70% das emissões de dióxido de carbono. Neste encontro, iremos discutir como é a cidade que queremos e o que podemos fazer para alcançá-la a partir da perspectiva da mobilidade urbana. Serão discutidas alternativas para tentar solucionar o problema do trânsito e do excesso de carros. Desde o uso da bicicleta, que envolve tanto a mobilidade, quanto a saúde e qualidade de vida, até a melhoria do transporte coletivo, o uso racional dos automóveis, as caronas solidárias e mesmo a caminhada.
Outro ponto abordado será a questão da segurança no trânsito. Temos um trânsito muito violento, com atropelamentos de pedestres e ciclistas, acidentes de carro, etc. Muitos dos programas e projetos para a redução de acidentes têm o objetivo de adaptar o ser humano à circulação viária, orientando-o e resguardando-o do perigo, mas o ideal é termos uma verdadeira transformação do comportamento. Essa transformação só é possível se for baseada na conscientização e em uma visão mais crítica do uso do espaço público para assim alcançar um trânsito mais humano. Moramos em uma das cidades mais belas do mundo e podemos pensar, neste contexto, sobre como vivê-la melhor, circulando por seus espaços.

Palestrantes:
José Lobo, Diretor e Fundador da Organização Transporte Ativo, que atua nos aspectos humanos do sistema cicloviário. Também integra o Grupo Cicloviário da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Mauro Ferreira é Sociólogo, Especialista Gestão do Trânsito e Diretor do Centro de Educação para o Trânsito da CET-Rio.
Simone Costa da Silva, da Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
Ricardo Esteves, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, Mestre em Engenharia de Transportes e Doutor em Engenharia de Produção.

Local: Anfiteatro Junito Brandão, no Bosque do Campus Gávea da PUC-Rio.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

SERÁ EMITIDO CERTIFICADO PARA OS PARTICIPANTES. VÁLIDO PARA HORAS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR.